Microcirurgia para tumores cerebrais

O tratamento para tumores cerebrais sempre deve ter uma abordagem multidisciplinar, envolvendo o neurocirurgião, o oncologista, o radioterapeuta, e outros profissionais que serão fundamentais no acompanhamento, como o radiologista, o patologista e os profissionais de reabilitação neurológica (fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo).

george-passos-imagem-microcirurgia-para-tumores-cerebrais

A cirurgia é o tratamento de escolha inicial para tumores cerebrais sintomáticos, com aumento documentado em exames de imagem ou caso possua sinais de malignidade.
Através dela será possível confirmar o diagnóstico e delimitar as próximas etapas do tratamento.
Ela baseia-se na máxima ressecção cirúrgica possível, com segurança, para que não haja nenhuma sequela neurológica adicional.

Faz-se preferencialmente sob magnificação / aumento de campo visual cirúrgico, por meio de aparelhos, como lupas e microscópios cirúrgico – por isso denominada Microcirurgia.

Na área da neurocirurgia, o uso do microscópio representou uma grande revolução. Uma vez que a magnificação das estruturas cerebrais e a iluminação proporcionadas pelo microscópio cirúrgico, viabilizaram o tratamento neurocirúrgico de várias doenças com maior segurança e precisão.

Quando a cirurgia não for possível, devido condições clínicas do paciente ou pela localização desfavorável do tumor, pode ser indicado a realização de uma biópsia minimamente invasiva.

Dr. George Passos
Neurocirurgia • CRM-BA 27447 • RQE 19031

Médico formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, fascinado pelo mundo da neurocirurgia e neurociências desde o início da graduação. Realizei residência médica em Neurocirurgia pela Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto - SP.

Possuo título de especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e Associação Médica Brasileira (AMB) e aperfeiçoamento em cirurgia de base de crânio pela Weill Cornell Medical Center / NewYork-Presbyterian Hospital (2018) e pela Federal Centre of Neurosurgery - Tyumen, Russia (2019).

Atualmente Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e Acadêmia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc).

Imagem Dr. George Passos
Instituto Sentir/ Patamares, Salvador