Mielopatia cervical
A mielopatia espondilótica cervical é uma disfunção da medula espinhal relacionada à degeneração típica do envelhecimento. Acredita-se que essa disfunção medular ocorra por conta de alterações degenerativas da coluna cervical com diminuição do diâmetro do canal vertebral e consequente compressão dos tratos medulares e/ou por isquemia em decorrência da obstrução de vasos sanguíneos ou microcirculação.

O quadro clínico geralmente é composto por:
- Fraqueza progressiva;
- Hiperreflexia;
- Alteração da marcha;
- Alterações da sensibilidade (especificamente propriocepção).
É a causa mais comum de comprometimento medular cervical em adultos. A prevalência exata é desconhecida, mas sabe-se que acomete mais o sexo masculino, em pacientes na quinta/sexta década de vida.
O tratamento da mielopatia cervical na maioria das vezes é cirúrgico, porém, a decisão de se realizar uma descompressão por via anterior, posterior ou combinada continua sendo foco de diversas discussões, devendo ser levados em consideração diversos fatores como:
- Idade do paciente;
- Principal local de compressão;
- Número de níveis acometidos;
- Presença ou não de cifose cervical;
- Ossificação do ligamento longitudinal posterior.
Navegue por
especialidades
Áreas de Atuação
- Neuro-oncologia
- Doenças da Coluna Vertebral
- Dor Crônica
- Neurocirurgia Vascular
- Hidrodinâmica Cerebral / Hidrocefalias
Procedimentos
Dr. George Passos
Neurocirurgia • CRM-BA 27447 • RQE 19031
Médico formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, fascinado pelo mundo da neurocirurgia e neurociências desde o início da graduação. Realizei residência médica em Neurocirurgia pela Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto - SP.
Possuo título de especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e Associação Médica Brasileira (AMB) e aperfeiçoamento em cirurgia de base de crânio pela Weill Cornell Medical Center / NewYork-Presbyterian Hospital (2018) e pela Federal Centre of Neurosurgery - Tyumen, Russia (2019).
Atualmente Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e Acadêmia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc).
