Dor Crônica

Imagem Dor Crônica

A dor é conceituada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) como “uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial”.

Entende-se assim que a dor é um sintoma complexo, sem marcador biológico e sem um sinal específico que a diferencie de outras doenças. O médico se vale da sua experiência e habilidade para extrair a maior quantidade de informações do paciente, por meio da anamnese, do exame físico e em alguns casos de exames complementares, para chegar a um diagnóstico.

Sabe-se que em países desenvolvidos, cerca de 30% da população sofre ou já sofreu com dor crônica, que é definida pela persistência de um quadro doloroso por 3 meses ou mais.

Esse processo de cronificação da dor pode estar relacionado a diversas doenças e condições, tais como trauma, acidente, e fratura, infecções, câncer, doenças reumatológicas (artrite reumatóide, lúpus, fibromialgia), doenças endocrinológicas (hipotireoidismo, hipoparatireoidismo), doenças neurológicas (AVC, neuralgia do trigêmeo) doenças do coração, entre outras.

O paciente com dor crônica apresenta-se com frequente fadiga, cansaço, insônia, transtornos de ansiedade, perda de libido, alteração do apetite, alteração do humor e alguns casos.

O tratamento é sempre individualizado, a fim de ofertar a melhora da dor e restabelecer a qualidade de vida de cada paciente. Com isso são necessários a integração multiprofissional para um melhor resultado, os quais destacam-se: médico (especialista em dor), fisioterapeuta, fisiatra, acupunturista, terapeuta ocupacional e psicólogo.

Em casos refratários ao tratamento medicamentoso e da reabilitação, alguns procedimentos cirúrgicos podem ser necessários para controle da dor. Dentre eles, podemos destacar: Rizotomia, Bloqueio de nervos, Estimulação e DREZ.

Dr. George Passos
Neurocirurgia • CRM-BA 27447 • RQE 19031

Médico formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, fascinado pelo mundo da neurocirurgia e neurociências desde o início da graduação. Realizei residência médica em Neurocirurgia pela Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto - SP.

Possuo título de especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e Associação Médica Brasileira (AMB) e aperfeiçoamento em cirurgia de base de crânio pela Weill Cornell Medical Center / NewYork-Presbyterian Hospital (2018) e pela Federal Centre of Neurosurgery - Tyumen, Russia (2019).

Atualmente Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e Acadêmia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc).

Imagem Dr. George Passos
Instituto Sentir/ Patamares, Salvador